sábado, 26 de novembro de 2011

Opinião sobre preconceito de Keyla Paim - Mãe de Samuel - Autista de 3 Anos e 8 meses - Goiânia - GO.


Na maior parte das vezes, a sociedade não está preparada para conviver com pessoas autistas . É frequente encontrarmos um pouco por todo o mundo crianças fora do sistema de ensino uma vez que a sociedade não apresenta as melhores condições de acompanhamento para estes, assim sendo, o direito à educação não está sendo respeitado. Para além disso, a maneira que os Autistas são tratados não é necessariamente o que necessitam.
Os Autistas, ainda mais que os deficientes físicos e sensoriais, são alvo de um maior preconceito. Geralmente é lhes negado o acesso em escolas, uma vez que tê-los na escola seria um enorme encargo. A maior parte das escolas que aceitam Autistas, não sabem lidar com a situação, nem tão pouco se interessam. Não existem instrumentos específicos para educá-los. Grande parte dos Autistas ficam em casa aos cuidados da família.
Apesar de estarmos no século XXI, infelizmente, o preconceito continua a ser uma constante nas nossas vidas, sobretudo nas pessoas que são, por assim dizer, diferentes de nós, no sentido de não terem a mesmas capacidades físicas, sensoriais, intelectuais ou psíquicas.
Preconceitos inofensivos não existem, todos os preconceitos machucam. Uma palavra maldosa, escrita e oral, ou uma imagem, quando não se refere diretamente a nós pode até parecer inocente, engraçada, nada preconceituosa etc. E quase nunca nos damos conta do quanto uma palavra ou imagem preconceituosa pode magoar os outros.
Keyla Paim
_____________________________________________________




E-mail de Keyla, mãe de Samuel de 3 anos de idade. ela nos relata a importância de respeitar, seja uma pessoa portadora de autismo ou qualquer outra deficiência. O preconceito não deve exixtir de nenhuma forma. Deve sim existir de todas as formas o amor, a paciência, a dedicação, muitas maneiras de demonstrar o amor que com certeza sendo expressadas não haverá espaço para o preconceito. Pense Nisso...
Abraços
Daniela Bolzan





Um comentário:

  1. hoje tive o prazer de conhecer sua mãe e sua irmão Graziela ,onde conversamos muito,sua mãe é uma pessoa maravilhosa que ama muito vc e o Gabriel ,eu tenho uma prima autista hoje ela tem 35 anos ,sua mãe tentou ajuda-la mais naquela época não tinha muito ajuda hoje não tem muitas crianças com autismo,adorei conhecer o seu blog vc e seu filho são maravilhosos bjs que deus te abençoe sempre vc e sua família .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante saber sua opinião! Espero que este artigo tenha causado algo positivo em seu coração. Obrigada!