quarta-feira, 27 de abril de 2011

Autistas Famosos e Surpreendentes - (Daniela Bolzan)

                            Gabriel Estudando -  Inteligente né?? Lindoo!! 

Muitos pensam que o diagnóstico de autismo condena uma criança a uma vida solitária sem qualquer realizações. A história provou que esta teoria é falsa, e muitas pessoas com as formas de funcionamento superior do autismo passaram a fazer grandes coisas. Há algumas pessoas autistas famosas que podem ser uma inspiração para as crianças com autismo ou para seus pais.

Embora não tenha sido comprovado, alguns especulam que Albert Einstein pode ter tido uma forma de autismo de alto funcionamento. Porque ele não é mais vivo, não há nenhuma maneira que se possa ter certeza do diagnóstico. No entanto, essa teoria é popular e é atribuída a alguns comportamentos que ele demonstrou, e em suas próprias palavras, muito solitário e não se sentia particularmente ligado a ninguém, nem mesmo a seus familiares próximos. Ele era brilhante em matemática, mas algumas fontes dizem que ele só começou a falar na idade de dois ou três anos. Ele costumava ficar tão envolvido com seu trabalho que era capaz de esquecer de fazer as refeições, e se uma palestra que ele estava dando não chamasse nenhum ouvinte, ele daria a aula de qualquer maneira. Novamente, esta é apenas uma teoria, mas parece que esta hipótese pode ser válida.

Albert Einstein - Físico Teórico

A atriz Daryl Hannah diz-se ter sido diagnosticada como  no “limite do autismo” com menos de 3 anos, mas teve uma carreira bem sucedida como atriz. Ela é provavelmente mais conhecida por seu papel nos filmes Splash e na série Kill Bill.

Daryl Hannah ( Atriz Norte- Americana)

Andy Kaufman (falecido em 1984) era conhecido por ter um sentimento muito estranho e bizarro de humor. Ele é outro ator que acredita-se com o autismo.

Andy Kaufman (Humorista e Ator Americano)

Dois artistas muito conhecidos, Vincent van Gogh  e Andy Warhol podem ter tido autismo. Eles apresentaram muitos traços de pessoa com alto grau de funcionamento nesta condição, e eram vistos como “excêntricos” e brilhantes.

Vicent Van Gogh


Andy Warhol

Embora Courtney Love não seja, provavelmente, o melhor exemplo do que alguém com autismo pode fazer, percebe-se que ela foi diagnosticada na idade de três anos como “levemente autista “. Ela teve seus altos e baixos, mas sua banda Hole fez algum sucesso.

Courtney  Love (Cantora e Atriz)

Talvez algumas das pessoas mais conhecidas com essa condição nasceram antes que um diagnóstico real pudesse ser feito. Isso significa que essas pessoas autistas famosas têm um “diagnóstico” que se baseia em especulações e por coisas que eles eram conhecidos quando estavam vivos. Muitas dessas pessoas são importantes, tanto por razões históricas e por melhorar o mundo à sua maneira. Exemplos são Sir Isaac Newton (matemático), Wolfgang Mozart (compositor e músico), Charles Darwin (naturalista / cientista) e Michelangelo (pintor / escultor / arquiteto / poeta).

Sir Isaac Newton (matemático)


Wolfgang Mozart (compositor e músico)


Charles Darwin (naturalista / cientista)


 Michelangelo (pintor / escultor / arquiteto / poeta).

Bill Gates (citado no livro “Thinking in pictures” de Temple Grandin como tendo características autistas) é diretor da Microsoft e inventor do Windows. Nasceu em 1955 em Seattle (EUA). Gates se balança continuamente durante reuniões de negócios e em aviões (autistas fazem isso quando nervosos), não gosta de manter contato olho-a-olho e tem pouca habilidade social. Não dá importância à sua aparência.

Bill Gates ( Presidente da Microsoft)

Temple Grandin  nasceu autista, coisa que na época ninguém conhecia muito bem. Seu jeito peculiar de pensar e seu comportamento antissocial e agressivo eram mal vistos por professores e colegas de escola na infância. Frequentemente brigava com outras crianças. Ela tinha dificuldade de aprender certas coisas, porque as coisas para ela seguiam uma lógica particular. A única coisa que podia deixar Temple mais calma era um abraço forte, mas ela não conseguia dizer isso nem a sua mãe.Temple é Ph.D em ciências animais na Universidade Estadual do Colorado

Temple Grandin( Ph.D em Ciências Animais)

Agora façamos uma pequena análise desta maravilhosa postagem. Muitas pessoas intitulam autistas como pessoas que não têm inteligência e nem capacidade de ter uma vida Normal, ou Parcialmente Normal. Se enganam, pois há muitos e muitos Autistas de diversos graus que não publicam suas vidas que levam uma vida praticamente sociável e com uma carreira de sucesso surpreendente. Quem sabe, Nossos filhos, familiares ou amigos que apresentam  espectro-autista ou são autistas diagnosticados não estarão entre essas pessoas Brilhantes? Mas digo uma coisa particularmente como Mãe de um Autista, que para mim ele é muito mais brilhante que todas as carreiras e profissões que puder escolher. Ele é minha estrela. 
Grata Daniela Bolzan

Um comentário:

  1. Danny , te add no meu msn , sou flavia mae de um garotinho autista , e queria te conhecer . um abraço
    meu facebook flavia lagares entra la , bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante saber sua opinião! Espero que este artigo tenha causado algo positivo em seu coração. Obrigada!