domingo, 3 de abril de 2011

Comemoração do Dia Mundial do Autismo Pelo Brasil e pelo Mundo (Daniela Bolzan)


Biel de Azul Comemorando

Eu e Biel

Meus Grandes amigos, Romilda, Pe. Ézio e sua Família de coração.

Cristo Redentor Iluminado de Azul No Rio de Janeiro, Apoiando a causa do dia do autismo.

                         Igreja do Seminário fica azul pelo Dia da Conscientização do Autismo
Um dos mais conhecidos cartões-postais de Cuiabá, a igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, conhecida como Igreja do Seminário, ficou iluminada de azul na noite deste sábado. Nesta data é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
O azul é a cor símbolo desta síndrome e, por este motivo, a iniciativa de iluminar a igreja de azul foi uma forma simbólica de inserir a data no calendário mato-grossense e fomentar as discussões e desenvolvimento de políticas públicas que garantam a inclusão de autistas na sociedade.
O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas para a conscientização acerca dessa questão. E a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mato Grosso, Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso e Ação Cultural decidiram iluminar a igreja por sua localização central.
_______________________________________________________________________

Dia Mundial do Autismo: Cristo-Rei e Clérigos iluminados de azul
 
A campanha decorre entre hoje e amanhã, com a finalidade de alertar consciências para um problema que afeta 70 milhões de pessoas em todo o Mundo, segundo números da organização das Nações Unidas, e 70 mil em Portugal.

Desde 2007, os edifícios mais carismáticos iluminam-se de azul, nestes dois dias, numa iniciativa à escala global que consegue transformar a Casa Branca. Todos os anos, a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos é Casa Azul a 1 e 2 de abril.

Em Portugal, duas cidades associaram-se ao evento, escolhendo os dois monumentos com maior simbolismo: o Cristo-Rei e a Torre dos Clérigos, que vão emitir raios de luz para a consciência.

Outras iniciativas de caráter local, noutras cidades do país, vão decorrer, com o mesmo objetivo e relevância. A Associação Vencer o Autismo vai realizar um jantar de beneficência, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto.
“Queremos, tal como acontece noutras partes do mundo, este dia seja marcado de forma expressiva, também em Portugal”, refere a associação, no lançamento do evento.




______________________________________________________________________________

Dia do autismo é comemorado no complexo ponte estaiada. No Piauí.

O prefeito Elmano Férrer participou neste final de semana do Dia Mundial de Conscientização do Autismo realizado sob a ponte estaiada Mestre João Isidoro França. Em homenagem a data, a ponte foi iluminada de azul, cor símbolo do movimento. A data foi criada através da Resolução 62/139 da Organização das Nações Unidas (ONU), que desde 2007 celebra no dia 02 de abril.
Para o prefeito Elmano Férrer, todos portadores de algum tipo de limitação devem ter que trabalhar por uma sociedade mais fraterna, com inclusão social para todos", defende. De acordo com o prefeito, a inclusão tem que transpor muitas barreiras, que vai desde o ambiente familiar ao mercado de trabalho. "Mas ela precisa ocorrer", enfatiza.


________________________________________________________________________

 
Esses foram alguns lugares do Mundo que comemoraram o Dia do autismo.
Muito obrigada a todos que tem consciencia do que é o autismo, vamos divulgar.
Abraços, Daniela Bolzan.


O movimento em favor das pessoas com autismo na ponte estaiada reuniu inúmeras mães e pais que têm filho autista. Entre as mães presentes estava a senhora Alzira Souto, que há 34 anos cuida da sua filha Germana Souto. Ela conta que quando sua filha nasceu era uma época em que os pais com filhos autistas tinham mais dificuldades em entender e lidar com essa situação por falta de conhecimentos sobre o assunto. "Hoje a realidade é outra, conseguimos avanços importantes, mas ainda é preciso continuar trabalhando", disse.
Entre as instituições responsáveis por os avanços obtidos nos últimos dez anos está a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), que em Teresina é presidida por Ribamar Barros. De acordo com Ribamar, a principal dificuldade enfrentada hoje por quem é autista é a falta de profissionais na área de saúde habilitados para lidar com pessoas autistas. A AMA atualmente atende 130 pessoas com ações na área de educação e assistência social.
O dia do autismo no Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada foi marcado por uma vasta programação cultural preparada pela Fundação Municipal Cultural Monsenhor Chaves (FMCMC), com apresentação da Banda 16 de Agosto, grupo de teatro EntreRisos e da escola de dança do Estado do Piauí Lenir Argento, além do projeto de leitura Picoler.
O autismo é uma desordem global do desenvolvimento, afetando o comportamento, a comunicação e a integração social. Atualmente, existem 70 milhões de pessoas com a desordem, atingindo quase 2 milhões de brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante saber sua opinião! Espero que este artigo tenha causado algo positivo em seu coração. Obrigada!