sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Como é ter um filho Especial - (reproduzido por Gastão Galvão) Daniela Bolzan

Texto reproduzido por Gastão Galvão.
Quem é mais próximo de mim sabe que tenho um filho com autismo. Uma conhecida me pediu que escrevesse sobre como é ser pai de uma criança especial. Ontem, pensando e prestes a começar a escrever, por acaso, me deparei com um texto, de uma mãe californiana..., que dá a exata medida disso, portanto, reproduzo o texto dela, abaixo, para conhecimento e inspiração a todos.

Bem vindo à Holanda!
Frequentemente me perguntam para descrever a experiência de criar uma criança especial – para tentar ajudar pessoas que não dividiram a experiência única de entender isso, para imaginar como se sentiriam. É desse jeito. Quando você vai ter um bebê, é como programar uma viagem maravilhosa para a Itália. Você compra um punhado de guias e faz planos maravilhosos. Coliseo, Michelangelo, as gôndolas em Veneza. Você até aprende algumas frases convenientes em Italiano. É muito emocionante. Depois de meses de ansiosa espera, o dia finalmente chega. Você arruma suas malas e temos que ir. Depois de várias horas, o avião pousa. A aeromoça vem e diz: Bem vindo à Holanda! “ Holanda”?!?! você diz. O que você quer dizer com Holanda? Eu me programei para a Itália. Eu deveria estar na Itália. Durante toda minha vida eu sonhei em ir para a Itália! Mas houve uma mudança nos planos de vôo. Eles pousaram na Holanda e lá você deve ficar. O importante é que você não foi levado para um lugar horroroso, nojento, cheio de epidemias, fome e doenças. É apenas um lugar diferente. Então, você precisa sair e comprar novos guias e você precisa aprender um idioma inteiramente novo .E você irá conhecer um grupo inteiro de novas pessoas que você jamais conheceria. É apenas um lugar diferente. É menos movimentado que a Itália, menos chamativo que a Itália. Mas depois de você ter estado lá por um tempo e você recuperar a respiração, você olha em volta e começa a notar que a Holanda tem moinhos de vento, que a Holanda tem tulipas, que a Holanda tem até Rembrandts. Mas todo mundo que você conhece está ocupado indo e vindo da Itália, e todos eles estão se vangloriando sobre os momentos maravilhosos que eles tiveram lá. E para o resto da sua vida você diz, “ Sim, era para onde eu deveria ter ido” Era o que eu tinha planejado. A dor de nunca mais ir embora, por causa da perda daquele sonho, é uma perda significativa. Mas se você passar as manhãs da sua vida lamentando o fato de não ter ido à Itália, você nunca estará livre para aproveitar as coisas tão especiais e tão adoráveis sobre a Holanda.
Texto  reproduzido por Gastão Galvão.

*Obrigada caro amigo, por esta participação neste blog tão especial. Espero que seja a primeira de muitas... Conto com vocês e podem contar sempre comigo também... Abraços...
Daniela Bolzan

Um comentário:

  1. Oi meu nome é Andressa, e meu irmão lucas tem nove anos e é autista. Gostaria de compartilhar experiências sobre o autismo.
    Meu blog é http://lucasumanjoautista.webnode.com/

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante saber sua opinião! Espero que este artigo tenha causado algo positivo em seu coração. Obrigada!