quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Indignação pela falta de conhecimento até mesmo de profissionais quando o assunto é Autismo. ( Daniela Bolzan)


Olá caros leitores.
Venho através destas linhas relatar a minha indignação sobre o assunto Autismo. Só que esta não é uma indignação de pessoas simples, que talvez não tenham meios de comunicação apropriados para se informar como devem; é uma indignação á alguns profissionais... Vou relatar o caso, assim vocês vão entender o que estou dizendo:
Como sabem, Gabriel, o meu filho é diagnosticado Autista. E a semana passada ele teve um problema dermatológico e o levei até o plantão. Chegando lá, ele chorou muito, como faz todas as vezes que entramos em algum consultório médico. Com tamanho nervosismo do Biel que se batia de tanto pânico que sente eu já avisei o médico plantonista que ele era autista e era por esse motivo que estava tão irritado. Para minha surpresa neste instante o médico ficou sem reação, nem sequer relou nele para olhar a causa do problema que nos levou a passar por aquela consulta. Foi uma situação constrangedora, era como se ele tivesse nojo dele somente pelo fato de ele ser Autista. Eu fiquei indignada. A minha mãe que foi comigo, pois não vou sozinha aos consultórios médicos, ele fica tão nervoso que somente eu não consigo segurá-lo sozinha de tanta força que ele tem nesses momentos...
Continuando: O médico olhou para mim e perguntou se então ele era uma criança autista; eu disse que sim e para minha surpresa ele disse que ele era muito espertinho, que chorava muito e que autistas geralmente são parados... Ah meu Deus..  Não Acreditei no que ouvi, foi então que disse a ele que os autistas são espertos, muitos até mesmo hiperativos, mas que jamais são tão parados como ele estava dizendo, e disse ainda que ele apresenta pânico de lugares diferentes e pessoas que não conhece...Não Acabou por aí, para minha surpresa ele disse que iria passar uma pomada, a dermodex tratamento e que se não melhorasse era para eu retornar com o Gabriel lá depois de 3 dias, observação, mesmo o Biel sofrendo tanto de nervoso e ele presenciou isso, teve a capacidade de não fazer a receita do antibiótico e queria que eu voltasse lá?? Bom até aí tudo bem, eu olhei para ele e disse que eu não iria levar ele de novo. Saí so consultório abismada. e me perguntando. Como pode um médico plantonista, que traballha para diagnosticar todas as doenças de uma criança, como pode saber tão pouco  sobre o Autismo???
Fico indignada. Meu Deus ele é profissional da saúde, um médico.. Como confiar em alguns profissionais dessa forma?? Na minha opinião isso foi inadmissível.
Então conversando com mães em diversos lugares e comentando sobre o assunto, foi onde vi que tem muitos médicos, de diversas áreasque agem assim, alguns até piores.. Para surpresa de todos.
Houve um caso em que um médico específico na área de neurologia olhou para os pais de um garoto de 5 anos que também é autista e simplesmente disse que seu filho iria vegetar a vida toda...
Como pode?? Pasmem!
Agora eu complemento, todos nós sabemos que o autismo é uma caixinha de surpresas e que com a atendimento adequado ele pode sim melhorar muito. Eu sou testemunha disso, pois o Biel melhora muito quando nada o irrita e  ele fica tranquilo com suas atividades  ele melhora muito..
Bom, esse foi um desabafo de indignação, onde pessoas com auto grau de instrução deixam a desejar no sentido de saber o que realmente é o Autismo e como a criança autista se comporta.
Houve muitos outros casos que acontecerram comigo e com o Biel em locais públicos, como supermercados, o Biel grita de medo.  Então as pessoas ficam olhando, "encarando", imaginando o motivo que aquele menininho está se debatendo tanto... e gritando muito. Então eu falo para as pessoas que ele é autista e sente medo. Pronto: DE REPENTE A IMAGEM  E FISIONOMIA DESTAS PESSOAS MUDAM PARA UMA APARÊNCIA DE PENA...
BOM, são muitos os casos infelizmente que as pessoas desconhecem o que é o Autismo... Talvez se essas pessoas fossem instruídas e orientadas, nossos pequenos não sofreriam tanto com tanta "crueldade" ...
Vamos fazer de tudo o que pudermos para orientar essas pessoas que nos rodeiam a entender o que é o autismo e suas causas...
O triste é que além da árdua tarefa de tentarmos instruir pessoas comuns, que as vezes não tem oportunidade para conhecer sobre o assunto, temos que instruir também alguns médicos e  profissionais da saúde..  Esses deveriam ser os mais instruídos, pois trabalham com seres Humanos.
(Não generalizo os médicos, Há milhares de profissionais que podemos tirar o chapéu para suas maneiras de trabalhar).
Vamos tentar lutar contra essa causa meus amigos.  e como pais vitoriosos e batalhadores ainda vamos conseguir mudar boa parte das pessoas que convivem com nossos anjos autistas...
Preconceito  não, carinho sim, Amor, com certeza....

***Instrução para essas pessoas, eles merecem saber como é uma pessoa portadora de Autismo, garanto que vão se surpreender com o tamanho amor que eles nos oferecem...

Se vc tiver algum relato parecido de médicos ou profissionais de saúde, ou até mesmo pessoas que nao sabem o que é autismo me escreva, que colocarei aqui no blog.. danny_bolzan@hotmail.com.
Carinhosamente
Daniela Bolzan...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante saber sua opinião! Espero que este artigo tenha causado algo positivo em seu coração. Obrigada!