domingo, 7 de agosto de 2011

A importância de uma Boa Escola para um Autista. ( Relato de Helaine, mãe do Autista Xandi de 3 Anos e 3 meses) ( Daniela Bolzan)


Quando saiu do diagnóstico do meu filho com 1 ano e 9 meses que ele tinha "Espectro Autista", a primeira coisa que a psicóloga  dele falou foi: “O melhor remédio para o Xandi é a escola”. Nossa,  na hora eu falei pra ela que não colocaria ele na escola porque tinha medo, não sabia como as outras crianças iriam reagir,como a professora iria reagir.
Mas em todas as consultas ela ia amadurecendo a idéia. Até que, quando o Xandi completou 2 anos de idade eu resolvi fazer um teste e o matriculei.
No primeiro  dia de aula foi uma tortura, tanto pra mim quanto  pra ele. Ele chorava muito  (nessa época ele ainda não me chamava de mãe me chamava de "nane") Ele chorava, me chamava e eu olhando por trás do vidro chorando de soluçar, foi preciso a outra professora de outra turma vim conversar comigo. Foram  2 semanas nessa tortura até que ele foi se acostumando com a professora e ela foi  muito carinhosa com ele,  dá uma super atenção a ele, e ele foi criando confiança nela.
Quando o Xandi entrou na escola ele já sabia as vogais e contar de 1 a 10, mas o Xandi não falava direito, não brincava com os brinquedos, não se interessava por nada . Nossa, eu achava que era um erro ter colocado ele na escola. Então, na escola eles tem aula de judô e capoeira mas ele não ia para as aulas. Até que um dia, no segundo semestre do ano passado (2010) quando o professor de judô foi buscar a turma pra aula, ele foi pegou na mão da professora dele e foi levando ela pra seguir a turma que ia para  a aula e quando chegou na sala pra começar a aula de judô ele simplesmente levantou do chão e começou a fazer tudo o que o professor fazia. Nossa,  a professora dele ficou tão feliz, que quando cheguei ela tava eufórica e me contou, porque cada passo que ele dá na escola é também uma conquista delas.
Então eu sai  correndo comprar um kimono pra ele continuar indo nas aulas.  Fiquei tão feliz!  
E assim aconteceu também nas aulas de capoeira,( é  uma graça vê-lo vestido todo de branco pra fazer a aula,rsrsr ) . A partir daí, as coisas só melhoraram o Xandi, ele começou a se concentrar mais, a fazer os trabalhinhos da escola do jeitinho dele, mas fazia rsrsrs..
Nesse ano de 2011 dia 16 de fevereiro pela primeira  vez ele me chamou de mãe, imaginem como eu me senti ouvindo meu grande amor me chamar de mamãe parecia anjos cantando sai contando pra todo mundo de tanta felicidade rsrsr , foi um momento mágico.
Hoje, meu príncipe fala de tudo, é um verdadeiro papagaio rsrsr, já está  aos pouquinhos saindo das fralda . Já gosta de personagens como Ben 10, Sherek, os carros, eu compro pra ele para que se ligue cada vez mais.
No dia 4 de agosto quando fui buscá-lo na escola ao nos despedirmos da professora ele foi por conta própria e saiu abraçando os coleguinhas eu fiquei boba não sabia o que fazer só chorei de emoção nunca imaginei que meu filho faria isso ele não deixava ninguém estranho se quer tocar nele, e ver ele tomando essa iniciativa foi inexplicável. Então mães, foi que tive a certeza que o melhor remédio para nossos filhos realmente é a escola, a vida normal, a rotina escolar, isso faz muito bem pra ele.
No começo eu sei que é muito difícil,  mas a recompensa é satisfatória.
Agradeço muito à psicóloga dele e á professora dele que é de uma paciência muito grande com ele ;
Então amigas,  não tenham medo nem dúvidas, coloquem seus filhos na escola, dê a ele uma oportunidade assim como eu dei ao meu e vejam como ele me surpreendeu .
Os médicos me diziam que ele não faria tanta coisa.
Olha o Xandi hoje!
Ninguém pode dizer o que seu filho pode ou não fazer se você der oportunidade a ele, ele concerteza vai te mostrar que é capaz de fazer mais coisas do que você imagina.

Com meu filho a gente usa essas 5 palavrinhas:
 FÉ,AMOR PACIÊNCIA, PACIÊNCIA E PACIÊNCIA. 

Helaine Cristina, mãe de Xandi -  Autista  de 3 anos e 3 meses. Macapá-Amapá- Brasil.

Helaine nos relata a felicidade de uma mãe especial ao presenciar seu filho fazendo atividades especiais e o principal, aprendendo a demonstrar amor por seus amigos e familiares, Continue assim Pequeno Xandi, você vai longe garotinho..
Essa sensação de alegria, não tem preço para mãe de um autista, pois a cada conquista, mesmo que seja pequenina e que para alguns não signifique nada, para nós mães de filhos especiais significa muito... Dar valor às pequenas coisas da vida é o nosso Lema..  Obrigada
Carinhosamente Daniela Bolzan

3 comentários:

  1. Seu relato e suas palavras de estimulo me incentivou a colocar meu pequeno Mateus de 2 anos e 11 meses em uma escola. Muitos me indicaram escolas especias e outros escolas que trabalham com integração...fico muito insegura em escolher uma escola que atenda e entenda as dificuldades do meu filho.
    Boa sorte e muitas conquista para o seu Xandi.

    ResponderExcluir
  2. Eu imagino querida como se senti,mas coloque seu Mateus em uma escola normal pois seu filho é igual a qualquer criança,de oportunidade a ele,deixe ele mostrar pra vc que e capaz de fazer.medo todas nós temos,visite a escola converse com a professora que os donos da escola pra saber como tudo funciona lá,eu quando encontrei essa escola pro Xandi a dona me passou tanta segurança a professora também que não tive dúvidas de coloca-lo lá,sabe segunda passada eu cheguei pra ir busca-lo ele tava fazendo carinho na professora dando até beijo rsrsrs eu fiquei arrasada rsrsrsr morri de ciumes rssrsr mas isso é bom porque mostrar que se vc estimula seu filho ao convívio social ele vai ti surpreender a cada dia mais.bjos sucesso pra seu pequeno Mateus

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica! Parabéns pelo seu Xandi...pelo visto ele está se desenvolvendo mais e mais.
    Conheci esse blog há poucos dias e está sendo de grande ajuda, converso com pessoas que passam pelas mesmas dificuldades e o melhor de tudo é poder saber das grandes conquistas desses pequenos heróis.
    Ele fica meio período ou integral? Desde qdo ele vai prá escola? Quais são os tratamentos que ele faz?
    Desculpe tantas perguntas mas não tenho com quem dividir minhas dúvidas.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante saber sua opinião! Espero que este artigo tenha causado algo positivo em seu coração. Obrigada!