sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tratamentos Biomédicos para Autistas - ( Daniela Bolzan)


Entre os tratamentos biomédicos, temos observado que as dietas orgânicas, dietas isentas de glúten e caseína, dietas dos carboidratos específicos podem ter como efeitos desde a melhora de problemas relacionados à digestão e sono, até o aumento de concentração, maior interatividade social, e maximização da linguagem.
Diversas crianças dentro do espectro apresentam dificuldades gastro-intestinais como a constipação crônica ou a diarréia, inchaço ou desconforto. Muitas crianças também são sensíveis ou alérgicas a diversas comidas e substâncias. Uma grande parcela das crianças com autismo apresenta intolerância ao glúten (proteína encontrada em grãos como o trigo e a aveia) e à caseína (proteína presente no leite e laticínios). O sistema digestivo destas crianças apresenta dificuldade para digerir estas duas complexas proteínas – que acabam escapando para a corrente sanguínea como peptídios. A estrutura molecular destes peptídios lembra a dos opiáceos (por exemplo, a heroína e morfina) e parece afetar o cérebro de forma similar aos narcóticos. Crianças com intolerância ao glúten e à caseína costumam “viciar-se” em alimentos que possuem estas proteínas. Na verdade, algumas crianças não aceitam comer nada a não ser alimentos que contenham glúten e caseína, presas então em um ciclo de dependência bioquímica. A dieta isenta de glúten e caseína permite que a criança libere-se deste ciclo e interrompa a corrente de substâncias similares às opiáceas para seus cérebros. Também possibilita a implementação de uma dieta mais variada e nutritiva que beneficie a saúde e o desenvolvimento global.

É nossa recomendação que todas as crianças com autismo sejam pelo menos testadas para identificar possíveis sensibilidades a alimentos. Não se desmotive caso sua criança não aceite facilmente novos alimentos. Nós já passamos por este processo com centenas de famílias. Com persistência, você pode inspirar sua criança a comer novos e variados alimentos.

Muitos pais que escolhem adotar uma dieta isenta de glúten e caseína são guiados por médicos que seguem as orientações de um protocolo da organização americana DAN! (Derrote o Autismo Agora!), assim como o protocolo da médica americana Dra. Amy Yasko. Muitas famílias têm relatado excelentes resultados também com dietas orgânicas, a dieta dos carboidratos específicos, acupuntura, homeopatia.

Quando diversos tratamentos são oferecidos simultaneamente para uma criança com autismo, torna-se impossível avaliar com precisão o impacto de cada abordagem. Em nossa experiência de trabalho com famílias que utilizaram ao mesmo tempo o Programa Son-Rise e dietas especiais e/ou protocolos individualizados, observamos em muitas crianças um progresso dramático que parecia ser relacionado diretamente à dieta ou ao protocolo. Em outros casos, vimos crianças fazerem progressos, mas sem a possibilidade de determinarmos se o progresso devia-se à dieta/protocolo biomédico, ao Programa Son-Rise, ou a ambos.

Fonte: Inspirados pelo autismo
Abraços
Daniela Bolzan

Um comentário:

  1. Descobri que meu filho de 3 anos se encaixa no espectro autista, começamos a dieta sem glúten e caseína, é impressionante a mudança de comportamento.
    Abraços.
    Rose

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante saber sua opinião! Espero que este artigo tenha causado algo positivo em seu coração. Obrigada!