segunda-feira, 6 de junho de 2011

Envelhecendo Autista - Uma Realidade que chegará, mais cedo ou mais tarde. (Daniela Bolzan)



Com o aumento da esperança média de vida e aperfeiçoamento das condições de saúde, que no caso das pessoas com perturbações de espectro autista deverão ser mais específicas e adequadas, existem cada vez mais idosos com estas perturbações que precisam de apoio e apresentam as mesmas necessidades que os idosos sem deficiência. No entanto, estes indivíduos são os que sofrem mais a exclusão e dificuldades de inclusão na sociedade.


Apesar de possuírem perturbações de espectro autista, estas pessoas apresentam necessidades idênticas às das outras pessoas idosas sem perturbações, nomeadamente, a nível económico, social, afectivo e residencial. No entanto, os idosos com perturbações do espectro autista sentem dificuldades adicionais tais como a discriminação social, problemas suplementares de saúde, problemas de comunicação e interacção que contribuem para o seu isolamento, problemas de comportamento, problemas residenciais e falta de apoio financeiro adequado às suas necessidades.


Tendo em conta todas as dificuldades é importante considerar os direitos das pessoas idosas com perturbações do espectro autista para que essas dificuldades não sejam tão sentidas por estas pessoas. Ter acesso a uma boa qualidade de vida em termos de bem-estar físico, emocional, social e material, aceder a um ambiente que promova a comunicação e seja adaptado aos problemas de comportamento que estes idosos apresentam, viver uma vida saudável e inclusiva na sociedade e escolher viver em casa ou numa residência com todos os apoios que necessita.
O apoio familiar é tão importante quanto é para um idoso que não apresenta o distúrbio. Necessita de atenção, paciência, dedicação e o mais principal, o Amor.
Pois para o idoso se sentir feliz e tranquilo basta se sentir amado e respeitado. isso é muito importante.
Cuide do seu idoso,(seja ele Autista ou não) com muito amor e dedicação, pois tenha a plena certeza de que oferencendo amor e carinho, receberá em dobro... Respeite o idoso... Acima de tudo é muito importante que as pessoas com perturbações do espectro autista ao atingirem a velhice não sejam negligenciadas quando mais precisam de ajuda. E sim sejam acolhidas...
Vamos colaborar e divulgar uma campanha onde o título é : "Envelheci Autista, quero Amor". Consciência é tudo em nossa vida quando temos sabedoria e respeito a quem precisa de apoio...
Abraços,
Daniela Bolzan


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante saber sua opinião! Espero que este artigo tenha causado algo positivo em seu coração. Obrigada!