sábado, 8 de janeiro de 2011

A alegria na Tristeza. Autoria: Daniela Bolzan


Emoções que acometem nosso coração em momentos que menos esperamos. Choramos, sentimos tristeza e mágoa, desprezo e angústia, mas temos sempre que procurar alimentar nossa alma com esperança, mas esperanças que possam valer a pena, que possam nos fazer crescer e seguir em frente.
Tristeza nada mais é que um sentimento humano que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. É o oposto da alegria. A tristeza pode causar reações físicas como ,depressão nervosa, choro, insônia, falta de apetite, e ainda, reações emocionais, como o arrependimento.
A tristeza pode ser originada da perda de algo ou de alguém que se tinha de muito valor ou pelo excesso de tédio; esta emoção pode ser potencializada se aquele que sofre de tristeza passa a acreditar que poderia ter feito algo para recuperar ou evitar a perda, mesmo que este algo a fazer seja na prática impossível de se concretizar, e independente da vontade do triste.
É comum a tristeza ser descrita como algo amargo, ou como uma dor, ou como sentimento de incapacidade, ou ainda como algo escuro .
A tristeza pode ser a consequência de emoções como o egoísmo, a insegurança, a baixa auto-estima, a inveja, medo e a desilusão. São emoções que, quando não são tratadas logo, podem terminar gerando tristeza, ou em casos extremos a depressão nervosa; dependendo do estilo de cada pessoa, a pessoa pode desenvolver um instinto negativo (vingança, raiva).
Não apenas sintomas psicológicos são resultantes da tristeza. Em casos de angústia prolongada o indivíduo pode passar a apresentar sintomas de hipertensão, problemas de pele e a queda e o embranquecimento precoce dos cabelos. .
Pode-se dizer que  a tristeza nos coloca no mais escuro do espaços, que fica em nosso íntimo como uma febre que teima em não passar. É tão grande que nem um sorriso se consegue esboçar.
E assim, o sentimento que resta é apenas a solidão, isso acontece porque somos humanos, somos sensíveis, somos almas revestidas por um corpo que nesses momentos podemos chamar de casca, pois por dentro ficamos vazios.
Precisamos ter esperança, sei que precisamos, mas em determinados momentos da vida, quando ocorre certos acontecimentos é muito difícil, é como se despencássemos em um abismo e tentássemos subir com uma corda para alcançar a vitória. Mas o consolo disso tudo é que a vitória sempre é alcançada, pode demorar, temos que batalhar, lutar, e lutar, sofrer e angustiar, mas é o que sempre digo, não há Sol se não existir a escuridão, não há chuva para aliviar a seca da terra se não houver núvens carregadas e trovoadas; Nossa vida é sempre assim, cheia de altos e baixos, liberdades e cárceres, sorriso e lágrimas.
E temos que ter sempre a luz brilhando no coração, a luz que temos guardada dentro no mais íntimo do nosso ser, então vamos tentar deixar essa luz brilhar, vamos olhar nossa vida com uma força positiva, mesmo que não consigamos, mas precisamos tentar. Mesmo que nos seus olhos só caiam lágrimas e no seu coração só bate angústias, com uma tristeza sem fim, lembre-se sempre  que a força que Deus colocou dentro de você no momento do seu nascimento, sem saber nada você já nasceu chorando, mas um choro de luta, um choro para mostrar para seus pais e os que estavam presentes que você estava alí, chegando para fazer diferença na vida deles, Pais escolhidos para dar amor  e carinho e com toda responsabilidade mostrar os melhores caminhos para sua caminhada. Essa força existe dentro de você, portanto jamais tenha medo de mostrar realmente o que você é, de fazer tudo o que tem vontade, e o mais importante viver com felicidade mesmo que essa tristeza profunda invada o seu coração. Isso tudo vai passar, as tristezas sempre vem, mas pode ter certeza de que a alegria, por mais tímida que seja está ali, no cantinho do seu coração pronta para gritar o mais lindo e singelo sorriso.
Olhe para os lados, compare suas tristezas, mas compare também suas alegrias. A vida seria muito mais interessante se pudéssemos descobrir dentro de nós mesmos o verdadeiro caminho para deixar a tristeza e mágoas adormecidas em nosso ser, e seguirmos o caminho da alegria e felicidade. Vamos torcer para que essa bênçao possa cair em nossas vidas. É como diz a música do Lulu santos - Certas coisas: "Tudo o que cala fala mais alto ao coração. Somos feitos de silêncio e sons e têm certas coisas que não sei dizer". Isso expressa exatamente como a tristeza que  se pode sentir dentro de nosso ser nos revela que a tristeza e a alegria é algo inconstante na nossa vida, pois ninguém deixa de sentir e ninguém deixa de superar,; Enquanto a tristeza nos isola das coisas que possam nos trazer alegrias, as alegrias nos conectam às coisas que nos traz tristezas.
Vamos porém nos conectar aos olhos de Deus, colocar nossa alma junto D'Ele, e implorar para que mostre a preciosidade do caminho para sermos sempre alegres e vibrantes, e que evite de nossa vida de sermos Tristes e com pouca luminosidade. 

Escrito por Daniela Bolzan -  Expressando a alegria e tristeza que sinto em meu ser, pois há diversas coisas em minha vida que me dá a mais pura e sincera alegria, mas têm outras que me presenteiam com a mais angustiante e amagurada tristeza, eu digo "presenteiam" pois com as mais profundas tristezas é que iniciamos as mais vitoriosas alegrias. Tudo passa, tudo passará.
Pense nisso!!! Eu também vou pensar em tudo o que escrevi, pois é exatamente como eu me sinto, alegre e triste, iluminada e com pouca luz, mas novamente um trechinho da música do Lulu Santos:
 "A vida é mesmo assim, Dia e Noite, não e Sim".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante saber sua opinião! Espero que este artigo tenha causado algo positivo em seu coração. Obrigada!