sábado, 15 de janeiro de 2011

A esperança começa a surgir. Autoria: Daniela Bolzan.



Nós, familiares de crianças diagnosticadas com autismo temos sempre a pergunta que martela em nossos pensamentos: Será que o autismo tem cura?
Segundo especialistas em autismo que tenho conversado, o autismo não tem cura, mas tem uma melhora satisfatória se a intervenção for feita o mais rápido possível. Alguns casos, a maioria deles inclusive, tem uma melhora surpreendente, que terminaram o ensino superior ou até mesmo se casaram, mas algumas características do autismo permanecem por toda a vida.  A estimulação em crianças com autismo é muito importante, até mesmo para que eles comecem a compreender como são as coisas que nos rodeiam. Pode parecer difícil, mas com insistência na estimulação vamos conseguindo ter resultados muito bons.
Todos puderam ler no artigo "Nossa História" todas as dificuldades que enfrentei e enfrento até hoje em relaçao ao meu filho Gabriel de apenas 2 anos e 8 meses, Com a ajuda dos meus familiares e familiares do meu pequenino, (pois eu e o pai dele vivemos separados), principalmente minha mãe que está sempre disposta a me ajudar;;; Vou relatar aqui um acontecimento que me deixou muito feliz e devolveu ao meu coração a esperança  de que meu pequenino vai ficar melhor, cura, sei que não é possível, mas que ele pode ser feliz e mais atento às coisas que acontecem em sua volta, isso sim é possivel.
Alguns de meus familiares, meus tios e avós, que são bisavós de Gabriel, vieram nos visitar. Há algum tempo atrás o Biel reagia de uma maneira muito diferente quando chegava visitas em nossa casa, ele me puxava pela mão me levando até nosso quarto, que é onde ele se sente feliz e seguro, mas nesse dia foi diferente, o meu tio, Sérgio, foi brincar com ele, e ele permitiu ser abraçado e beijado, fez maior farra com ele, deu lindas e deliciosas risadas, foi  um encanto, ele brincou com todos e se divertiu muito.
Nesse mesmo dia quando fui buscá-lo no colégio que ele frequenta, a Diretora do colégio me disse que ficou imensamente feliz com ele, pois ele deu um abraço nela e, como todos a chamam de "Tia li", ele tentou pronunciar também, "IA DI" , ela ficou encantada, foi muito bom ouvir aquilo, senti uma felicidade muito grande naquele instante. Isso nos mostra que ele está gostando de estar conosco, está respondendo bem aos estímulos e surge sempre a esperança em meu coração, com algumas dúvidas, mas essas dúvidas vão permanecer por mais algum tempo.
Esses últimos dias ele tem ficado muito bonzinho, exceto às vezes que não fazemos o que ele deseja, quando acontece de ser impedido de fazer algo, ele se frustra, e reage de uma maneira muito triste; chora compulsivamente, grita, se bate, me bate, e com uma força muito grande. Só depois de um tempo é que ele se acalma, nesses momentos não há nada que possamos fazer, apenas protegê-lo para não se machucar.
Mas tenho ficado muito alegre com essa mudança, ja faz 3 dias que não dá nenhuma crise exagerada nele. isso é muito satisfatório para mim...
Eu sei que é difícil para ele, mas tenho esperanças de que o tratamento com cartas feito com ele no espaço autista( www.espacoautista.com.br) vai nos trazer maravilhosas notícias ainda...
É o que sempre digo, eles nos ensinam a não esperar muito deles e sim a vibrar e perceber o que eles podem fazer quando menos se espera...
Espero que continue a responder bem a esse tratamento. Te amo meu pequeno tesourinho...

2 comentários:

  1. nossa, que lindo.. ele vai ser muito feliz ! hehehe te amo!!

    ResponderExcluir
  2. Estou acompanhando e me emocionando com vcs. Meu sobrinho de 1 ano é autista e vcs têm sido uma inspiração para nós. Desejo muito que esses anjinhos sejam muito felizes e que Deus nos proteja e nos guie a todos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante saber sua opinião! Espero que este artigo tenha causado algo positivo em seu coração. Obrigada!