terça-feira, 29 de março de 2011

Depoimento de Leidiane, mãe do Matheus de 07 Anos- Linda História de Amor e Superação ( Postado por Daniela Bolzan)

 Olá, meu nome é Leidiane Carvalho, tenho 28 anos e moro em Belém(PA).
Em fevereiro deste ano meu filho Matheus, agora com 7 aninhos completos em março deste ano, foi diagnosticado como autista clássico.
Para a nossa família o diagnóstico não foi surpresa haja visto que com dois anos eu como mãe já percebia diferenças no comportamento dele em relação a outras crianças, alterações na linguagem e de alimentação.
Ele falava de uma forma muito complexa, ecolálica, invertia os pronomes, se referia a ele mesmo sempre na terceira pessoa... se isolava, só tomava banho e escovava os dentinhos se nós (eu e o pai) segurássemos, tinha que ser 'na marra'. Só tinha interesse por objetos estranhos como abridor de latas, lanternas, caixas, tesouras, etc. Não brincava de forma normal como as outras crianças. Observava atentamente cada detalhe destes objetos.
Quanto a alimentação, ele comia muito mal, se alimentava apenas de mingau de mucilon e sucos de frutas, nada de arroz, feijão ou carne, verduras então nem pensar. Tudo que aceitava de sólido tinha que vir acompanhado de ketchup, senão nada feito... Enfim.
Comecei a perceber que seu comportamento era estranho, mas a  'ficha só caiu' quando o coloquei na escolinha e fiquei sabendo que a professora dele havia comentado que ele era especial... Até aí eu não queria aceitar, achava que era maldade e o levava no pediatra esperando que ele dissesse que isso ia melhorar, que cada criança tem seu tempo de falar, essas coisas - exatamente o que acontecia.
Tirei ele da primeira escolinha e coloquei em outra. Depois de um mês a diretora da escola me chamou e disse que o meu filho tinha muita dificuldade motora e que não conseguia interagir com os coleguinhas de classe, era 'ausente'. Ela me perguntou se eu sabia que ele tinha uma necessidade especial, confesso que foi um choque... Perguntei do que se tratava e ela falou: "AUTISMO". Nunca vou esquecer este dia. Não sabia o que era autismo, nunca tinha escutado falar e tratei logo de pesquisar na internet, foi quando pude contemplar todos os sintomas e comportamentos do meu filho estampados na ali, na tela do meu computador... chorar foi inevitável. Fiquei semanas meio que em depressão, me isolava, perdi o sono, comia compulsivamente, chorava, chorava, chorava... Só pensava nisso, só falava disso, sempre na frente do computador, sempre buscando mais informações. Até que um belo dia resolvi encarar a situação de frente e lutar por ele.
O que me movia lá atrás e o que me move hoje é todo amor de mãe que tenho por ele, que é retribuído a cada segundo do meu dia.
Comecei a levá-lo a geneticista, psicólogo, otorrino, neuro... comecei a me cercar de todo tipo de informação e apoio profissional que pudesse ajudá-lo. Passei 2009/2010 lutando com ele que tinha muitas crises de irritabilidade e medo, ficava em pânico causando muita estranheza nos vizinhos e amigos...
Ele gritava muito, era um sofrimento só. Eu me entristecia muito também de vê-lo naquele estado sem conseguir controlar aquela situação.
Fui atrás de tudo que pudesse ajudar, não faltava às consultas por nada, sempre tentando todas as possibilidades. A única coisa que sempre resisti foi em dar remédios controlados... Sempre tentava aguentar o máximo que pudesse para não ser preciso utilizá-los e graças à Deus até hoje nunca ele precisou.
Hoje depois de 2,5 anos, após ele já ter sido diagnosticado com autismo, posso dizer com todo orgulho e alegria do mundo que meu filho aprendeu muitas coisas e evolui muito rapidamente. Ele tem apresentando uma melhora significativa, já anda de bicicleta com maior desenvoltura, brinca com brinquedos diversos - os prediletos são os de encaixe com os quais ele pode criar seus próprios bonecos e aviões, adora parquinhos de diversão e as antes 'tão temidas' festinhas de aniversário, joga vídeo game com muita habilidade, gosta de desenhos animados e carrinhos, como qualquer menino da idade dele.
Com relação a higiene pessoal ele já escova os dentinhos e toma banho sozinho, já se veste e coloca a sandália. Já não insiste em ficar sem roupas como antes.
Ele tem se alimentado bem melhor, prepara seu mingau, pede o que quer comer, já aceita outros alimentos... só continua sem comer carne (é uma conquista que ainda está por vir!).
O Matheus é extremamente educado e gentil com todos a sua volta e é muito colaborador, dentro de suas limitações ele ajuda até nas tarefas da casa, acreditem!
Está estudando em escola regular onde cursa o 1º ano do EF, faz as atividades junto com os outros coleguinhas e apesar da dificuldade motora que prejudica a escrita, ele assimila bem as informações que lhe passamos, é um menino muito bonito e carinhoso.
Continuo lutando dia após dia! Nunca vou desistir dele, porque o meu amor é imensooooooooooooo e sei que meu filho vale muito a pena. Ele vai longe!
O nome Matheus significa "presente, dádiva de Deus" e eu acredito que ele é um anjo de Deus na nossa vida, veio ao mundo para nos tornar mais humanos, sensíveis e solidários.
O que posso dizer da minha experiência é que TUDO É POSSÍVEL SE VOCÊ CRÊ, tenha fé, esperança, amor, PACIÊNCIA e tudo dará certo. Estimule sua criança a brincar, a se relacionar... e não esqueça de agradecer todos os dias por cada progresso por menor que seja, porque esse é o segredo.
"Não existe caminho para o amor. O amor é o caminho"
 Leidiane Carvalho.

Um comentário:

  1. Esta é uma HIstória Muito linda, Muito obrigada Leidiane por colaborar conosco nesse projeto de divulgação e ajudar tantas famílias que estão passando pelo que ja passamos. O que mais me chama atenção é que tanto você, Leidiane, como eu e muitas famílias quando os médicos falam que nossos filhos são autistas, não sabemos o que é isso. Então agradeço Muito a você por ajudar a levar informações para essas famílias que vão em busca de um consolo na tela do computador, em internet, livros e tantos outros meios de comunicação, mas o primeiro deles é a internet. Obrigada eque Deus ABENÇOE SUA FAMILIA QUE É LINDA!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante saber sua opinião! Espero que este artigo tenha causado algo positivo em seu coração. Obrigada!